segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Orientações para o Estudo

O Colégio Liceu Araras/Anglo conta com uma harmoniosa equipe de profissionais com larga experiência didática para que os estudantes se tornem cidadãos conscientes com formação que lhes permitirá seguir com êxito os estudos posteriores. Além disso, sugerimos os procedimentos de estudo adequados e específicos para as disciplinas de exatas, humanas e biológicas.

Acreditamos na parceria Escola/Família

O mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais criativos e versáteis; cooperadores, participativos, líderes e que dominem e que saibam administrar os conteúdos obtidos durante toda sua vida pessoal e acadêmica.

Por isso, leia muito, converse com pessoas mais experientes e procure dar sempre espaço para novos conhecimentos; aprenda cada vez mais.

O hábito para o estudo acontece tanto na escola como em casa.

A saúde física e emocional que predispõe a criança e o jovem ao estudo depende de alguns cuidados na educação: lazer bem orientado, prática esportiva regular, alimentação equilibrada, número adequado de horas de sono e, principalmente, ambiente familiar solidário e responsável.

Quando os pais se aliam à escola na tarefa de criar o hábito para o estudo, o sucesso escolar dos filhos é a consequência natural.

Como aproveitar ao máximo as aulas?

Como utilizamos o material Anglo nas aulas, os professores desenvolvem a parte teórica com a participação dos alunos. Estes resolvem os exercícios e atividades de aplicação da teoria em classe, com a orientação do professor, além das tarefas de casa. Há momentos para a realização de projetos de trabalho e atividades extras.

É importante que os alunos acostumem-se:

  •  Trazer seu material completo para a aula;
  •  Fazer uso de agenda para melhor organizar-se;
  •  Concentrar-se nas aulas e participar ativamente do trabalho. Há momentos em que o silêncio é necessário e em outros, a participação organizada. Silêncio sem concentração e atenção não significa disciplina. É preciso, mais que estar “de corpo presente”, estar “ligado” na aula;
  •   Enfrentar os exercícios de aula e vê-los como indicadores do que foi ou não foi aprendido;
  •   Registrar em caderno ou material similar outras atividades desenvolvidas a critério dos professores;
  •  Recorrer à escola para resolver dúvidas sobre as matérias, nos plantões de dúvidas.
Como aproveitar ao máximo o estudo em casa

Onde estudar?


Em casa, os estudantes dão continuidade ao trabalho realizado na escola: ampliam e aprofundam seus conhecimentos por meio de leitura da teoria de aula, pesquisas em fontes indicadas e realização das tarefas propostas diariamente no caderno Anglo.

Para que o estudo seja uma atividade prazerosa, os estudantes precisam de um espaço adequado, com seu material de trabalho organizado e acessível.

A iluminação adequada, o ambiente propício ao estudo e a postura física correta asseguram o conforto e a concentração necessários à atividade intelectual.

Como estudar?

Marca registrada do Liceu Anglo Araras - Aula dada, aula estudada. No final de cada aula do Caderno Anglo, estão propostas as tarefas de casa das várias disciplinas. São exercícios, atividades de pesquisa ou coleta de dados que remetem ao trabalho desenvolvido em classe.

Aula dada, aula estudada.

Desenvolva o hábito do estudo diário, não deixe acumular conteúdos.

 Estude, de preferência, as matérias a cujas aulas você assistiu no dia.

Assim estará reforçando a aprendizagem.

 Esse é o segredo dos alunos vitoriosos!