terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Sistema de Avaliação

Avaliação sistematizada dissertativa

Será composta de 8 (oito) avaliações por bimestre, com provas semanais. Possui como razão principal verificar a aprendizagem, o domínio e o aproveitamento dos alunos em relação aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, cabendo aos professores, durante o ano letivo, a abordagem dos pontos considerados conceitualmente mais importantes. A aplicação será fiscalizada por profissionais que a escola designar, tendo normas e tempos estabelecidos para sua execução. Depois de corrigidas, as provas serão devolvidas ao aluno(a), ficando condicionada a apresentação da mesma caso queira manifestar alguma queixa, insatisfação ou divergência em relação à correção ou às notas atribuídas.

Simulados: avaliação por atividades de múltipla escolha

Os simulados são organizados pelo Sistema Anglo de Ensino e aplicados bimestralmente, conforme calendário estabelecido, tendo a finalidade de motivar o treinamento para os principais vestibulares, abordando de modo completo os conteúdos estudados. 

Após a correção, cada aluno receberá um boletim referente à série que frequenta, com gráficos e porcentagens dos desempenhos alcançados nas disciplinas e frentes de ensino desenvolvidas, podendo assim perceber e reavaliar, se necessário, as suas estratégias de estudo.

Outras formas de avaliação

Cada professor poderá aplicar outras formas de avaliação de sua disciplina de acordo com o desenvolvimento do conteúdo que está sendo trabalhado. Pesquisas, seminários, redações, exercícios extras para casa ou para sala de aula são alguns exemplos normalmente utilizados.

Provas substitutivas e Laboratórios substitutivos

A ausência do aluno a uma ou mais provas e ou a um ou mais laboratórios, será comunicada via aplicativo classapp aos pais ou responsáveis, os quais deverão justificá-la e requerer uma segunda chamada para elaboração destas avaliações e ou laboratórios. Um familiar adulto deverá trazer esses documentos preenchidos até a secretária escolar, sendo recolhida uma taxa sobre cada prova e ou laboratório perdidos. As provas substitutivas serão dissertativas. Fica dispensado do pagamento desta taxa o aluno que apresentar atestado médico.

Aulas práticas de laboratório (1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio)

Aulas práticas de laboratório de Física, Química e Biologia fazem parte do processo avaliatório. Será atribuída a cada aula prática dessas disciplinas uma nota que comporá a média das disciplinas de Física, Química e Biologia.

Operacionalização dos processos de avaliação por disciplina:

Cálculo da média do 1o semestre


  • M1S → Média do Primeiro Semestre
  • M1B → Média do Primeiro Bimestre
  • M2B → Média do Segundo Semestre


Se a média do primeiro semestre for inferior a 5,0, o aluno deverá fazer a prova de recuperação do primeiro semestre.

Cálculo da média do 1º semestre com recuperação

  • M1S rec → Média do Primeiro Semestre com Recuperação
  • M1S → Média do Primeiro Semestre
  • NR → Nota da Prova de Recuperação do Primeiro Semestre
Cálculo da média do 2º semestre



  • M2S → Média do Segundo Semestre
  • M3B → Média do Terceiro Bimestre
  • M4B → Média do Quarto Semestre
Se a média do segundo semestre for inferior a 5,0, o aluno deverá fazer a prova de recuperação do segundo semestre.

Cálculo da média do 2º semestre com recuperação

  • M2S rec → Média do Segundo Semestre com Recuperação
  • M2S → Média do Segundo Semestre
  • NR → Nota da Prova de Recuperação do Segundo Semestre

Média final

  • MF → Média Final
  • M1S → Média do Primeiro Semestre
  • M2S → Média do Segundo Semestre
Aprovação, retenção e recuperação final

  • Será considerado promovido para a série subsequente ou concluinte de curso o aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% das horas letivas e média final igual ou superior a 5,0 pontos em todos os componentes curriculares.
  • O aluno que apresentar média final inferior a 5,0 pontos em quatro ou mais disciplinas estará automaticamente RETIDO.
  • O aluno que obtiver frequência inferior a 75% das horas letivas em qualquer componente curricular estará automaticamente RETIDO.
  • O aluno que apresentar média final inferior a 5,0 pontos em no máximo três disciplinas deverá fazer a recuperação Final.
Média definitiva após recuperação final

  • MF → Média Definitiva
  • MF → Média Final
  • NRF → Nota da Prova de Recuperação Final
  • O aluno que apresentar média definitiva igual ou superior a 5,0 em todas as disciplinas de sua recuperação final será promovido a série subsequente.
  • O aluno que apresentar média definitiva inferior a 5,0 em qualquer disciplina de sua recuperação final estará RETIDO.
  • No decorrer do ano letivo, o aluno , ou seu representante legal, poderá entrar com recurso junto à direção da escola, solicitando reconsideração da média, observando-se os prazos estabelecidos na legislação pertinente, expressos no Plano de Gestão Escolar e comunicados aos pais no início do ano letivo.
  • No decorrer do ano letivo, o aluno, ou seu representante legal, poderá entrar com recurso junto à direção da escola, solicitando reconsideração da média, observando-se os prazos estabelecidos na legislação pertinente, expressos no Plano de Gestão Escolar e comunicados aos pais no início do ano letivo.
  • No fim do ano, aluno, ou seu representante legal, que discordar do resultado final, poderá entrar com recurso junto à direção da escola, solicitando reconsideração da média, observando-se os prazos e os procedimentos estabelecidos na legislação pertinente, os quais serão expressos no Plano de Gestão Escolar e comunicados aos pais no início do ano letivo.
  • Buscando a adequação idade e série, os alunos com necessidades especiais serão incluídos e matriculados nas turmas regulares e a eles serão proporcionadas intervenções pedagógicas compatíveis com suas necessidades específicas, tanto no processo ensino-aprendizagem quanto nos critérios de avaliação.
  • Os parâmetros de convocação do aluno para a participação no programa de estudos de recuperação serão os seguintes:
  • Nas entrevistas com professores e pais a coordenação providenciará o processo de intervenção pedagógica mais adequado.
  • Durante o ano, os alunos, mediante indicação dos professores, terão acesso a programas de acompanhamento, aulas de reforço e exercícios complementares, conforme as razões apresentadas, após ter sido efetuada a investigação das dificuldades. Tais atividades serão realizadas em período contrário e sob supervisão dos profissionais da coordenação.