quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Informações Gerais

Uniforme escolar

Uniforme: Camiseta vendida nas lojas credenciadas. Calça jeans ou calça legging de livre escolha.

A camiseta esta à venda nos fornecedores abaixo:

Loja Campanha : Rua Cristovão Colombo nº 762 Centro
Telefones: 3544-5663 / 3541-2177

Loja EM´S Confecções: Rua Luiz Gama nº67 Centro (Ponto Ref. Mercadão) - Telefones 3541-3579 /3544-6789


Disciplinas

Matemática, Gramática e Interpretação de Textos, Literatura, Redação, História, Geografia, Física, Biologia, Química, Inglês, Educação Física, Educação Artística  (1ª série), Filosofia e Sociologia (estas com salas juntas – turmas 1 e 2 da respectiva série).

Carga Horária Obrigatória

32 aulas/semana para a 1ª série, 31aulas/semana para a 2ª série e 37 aulas/semana para a 3ª série (incluindo provas).

Atividades Opcionais

Atividades ministradas no período inverso às aulas, sem custo para os alunos: oficina de redação, aulas de espanhol, orientação profissional, dança, teatro, futebol de salão, basquete, volei,  e handebol.

Tarefa Mínima e Tarefa Complementar

Fazer a “Tarefa Mínima” deve ser uma exigência diária. Se o aluno deseja aprofundar seus conhecimentos e se deparar com novos desafios, o que é indispensável ao seu preparo para os vestibulares e Enem, deve recorrer às “Tarefas Complementares” e dedicar-se às demais atividades propostas por nossos professores. 
Estas tarefas estarão presentes nas atividades diárias, nas avaliações semanais e nos vestibulares.


As tarefas estarão presentes nas avaliações, nas atividades diárias e, no futuro, no seu próprio vestibular.

Aplicativo Plurall

É o estudo pelos meios eletrônicos e digitais. Com este aplicativo, o aluno encontra à sua disposição formas de estudar e desenvolver suas tarefas (Mínimas e Complementares):

O Plurall é uma plataforma onde se concentra as atividades propostas pelos “Cadernos de Exercícios” de cada disciplina. Por meio deste canal, além do aluno desenvolver estas atividades, vídeos são disponibilizadas com o passo-a-passo de cada resolução, bem como um canal direto que o aluno tem com um professor de cada disciplina, sendo possível tirar possíveis dúvidas com este profissional sempre que achar necessário, utilizando o “seu jeito” de perguntar.    .

Utilizando esta ferramenta, no cálculo da média de cada bimestre poderá ser acrescentado ao aluno até 0,5 ponto a cada disciplina, sendo este proporcional à quantidade de tarefas propostas com as executadas com sucesso em até 3 tentativas.

Exemplos:

  • Biologia - executou 25% das tarefas propostas e acertou todas = 0.12 pontos
  • Química - executou 50% das tarefas propostas e errou todas = 0.00 pontos
  • História - executou 100% das tarefas propostas e acertou metade = 0.25 pontos

Plantões de dúvidas

Temos dois tipos de plantões de dúvidas: os fixos e os móveis. 
Os fixos são aqueles em que o professor fica na escola à disposição, independente de ter ou não alunos presentes.
Os móveis deverão ser agendados com a Coordenação e com antecedência para que o  horário seja fixado pela escola.

O aluno que frequenta os plantões de dúvidas é aquele que realmente estuda, pois só quem estuda tem dúvida. A frequência nesta atividade deve fazer parte do seu dia-a-dia de estudante.

Monitoria

Através do Projeto "Amigos do Aprender", é disponibilizada a monitoria, em parceria com os alunos das 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio. Constitui-se um pequeno grupo de alunos e o aluno-monitor; com dia e hora pré-agendados. A linguagem utilizada neste momento, de adolescente para adolescente, é algo norteador deste trabalho. 

Orientação Profissional

O processo de orientação profissional será promovido mediante a organização de um programa que possibilite a conscientização da importância de estar bem informado sobre inscrições, faculdades, cursos, aptidões específicas, mercado de trabalho, currículos mínimos para graduação e demais dados relacionados direta ou indiretamente à opção de curso superior. Os alunos contarão com o apoio de cadastros, informativos, vídeos, revistas especializadas, Internet, assinaturas de jornais, convênios (Sistema Anglo, faculdades e institutos de pesquisa) e assessoria de profissional especializado.

Informação Profissional

A informação profissional é realizada através dos informativos que publicamos em nosso site (www.angloararas.com.br) e do  CIPA (Ciclo de Palestras de Informação Profissional). A CIPA ocorre durante todo o ano letivo em horário inverso às aulas, quando são convidados profissionais de destaque para discorrer sobre diversas profissões. São discutidas as dificuldades, facilidades, mercado de trabalho, faixa salarial e muitos outros detalhes que porventura os alunos queiram saber.

Intervalo Cultural

Mensalmente realizamos o Intervalo cultural. Nesses dias, a duração do segundo intervalo é ampliado em 20 minutos para apresentações artísticas de alunos, pais, professores, funcionários e convidados. 

Voluntariado

O Projeto Voluntariado se concretiza com a parceria de uma instituição de auxílio a crianças. Neste cenário, nossos alunos atuam como contadores de histórias, apresentam peças teatrais e monitoram as crianças que apresentam defasagem escolar em relação ao grupo e à faixa etária a qual está inserida.

Além de desenvolver a cidadania e outros valores éticos e morais, o trabalho voluntário é cada vez mais valorizado pelas grandes corporações, contribuindo, inclusive, à inserção ao futuro mercado de trabalho.

Aulas de teatro 

As aulas de teatro têm grande eficácia quanto ao incentivo ao trabalho coletivo, valores éticos como compartilhar, trocar, dividir, respeitar, ouvir e apreciar o desenvolvimento do ser humano. Torna-se bastante relevante à contribuição da formação de um indivíduo crítico e atuante. É mais uma forma de comunicação, expressão e de socialização.

Aulas de dança

Modalidade que colabora para as noções básicas de espaço, trabalho em grupo, consciência corporal, ritmo, atenção e postura; a dança faz parte da nossa rotina. E para os dançarinos mais experientes, temos o Grupo Ácqua para atendê-los. Este grupo representa o colégio em diversos eventos culturais.

Treinamentos esportivos

Futsal, handebol, basquete, xadrez, tênis de mesa e vôlei para alunos e pais são as modalidades esportivas oferecidas no Anglo Araras. O aluno pode participar de quantos treinamentos desejar, além das aulas tradicionais de Educação Física. Esses treinamentos formam as equipes que representam o colégio em jogos municipais e estaduais.

Inscrições nos vestibulares

A Escola coloca computadores à disposição dos alunos  para que possam explorar, via internet, pesquisas sobre vestibulares: cursos, faculdades, mercado de trabalho. Em todo processo, a coordenação orientará sobre os procedimentos necessários para as inscrições nos vestibulares.

Importante:

  • Será sempre responsabilidade do aluno ler atenciosamente os manuais e preencher corretamente as fichas de inscrição, obedecendo também todas as orientações oferecidas pela coordenação.
  •  Caso a cédula de identidade esteja desatualizada, com foto e/ou assinatura antigas ou de quando o aluno ainda não era alfabetizado, um novo documento atualizado deverá ser providenciado, pois será imprescindível para as inscrições aos vestibulares. Sugerimos que o aluno providencie o seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), caso não tenha, pois poderá ser exigido em alguns exames vestibulares ou provas equivalentes.
Cine Anglo

No Cine Anglo, um filme é selecionado por uma equipe de professores e, após a exibição, um debate entre professores e alunos é realizado; neste momento, discute-se aspectos sociais, culturais, filosóficos e políticos, abordados direta ou indiretamente no filme. É a oportunidade de incentivar o aluno a compreender e a participar de determinados assuntos históricos ou contemporâneos.

Gincananglo


É uma gincana de caráter esportivo, cultural, artístico e musical que normalmente acontece no primeiro semestre.
O grande objetivo da Gincananglo  é integrar os alunos do colégio, estimular o trabalho em equipe e valorizar talentos individuais.
A preocupação da direção e dos professores é sempre com a segurança e com o bem estar dos alunos, por isso sempre são oferecidas boas estruturas para a realização das atividades. 

Festa Junina

A Festa Junina do Anglo já virou tradição na cidade, comprovada pelo aumento do público a cada ano. E o mais importante é que todos, além de prestigiar, participam e entram no clima.
É uma festa destinada a toda população, conta com comidas, bebidas e danças típicas. Tudo em um ambiente com total segurança.

Anglo Festival Artes

Um evento realizado no Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo” e no Centro Cultural de Araras em que ocorrem as apresentações artísticas e culturais desenvolvidas em âmbito escolar pelos alunos do Anglo Araras. 

É composto por espetáculos teatrais, mostra de dança e coral, além da exposição de obras de alunos, pais, professores e amigos. A entrada é gratuita.

Viagens 

Serão oferecidas até duas viagens durante o ano (uma em cada semestre) para Feiras de Profissões, ambas, costumeiramente, a Campinas. É importante a participação do aluno já desde o 1ª série Ensino Médio, pois este momento já é parte do trabalho de Orientação Profissional oferecido por nós.


Palestras Interdisciplinares

 Normalmente as palestras acompanham o conteúdo que está sendo trabalhado na terceira série do Ensino Médio, visando à preparação para os vestibulares.

Sala de Leitura e Estudos

O Colégio disponibiliza aos nossos alunos a Sala de Leitura,  biblioteca e local de estudos. A sala dispõe de um funcionário para orientações e organização dos alunos.

Segurança

Nosso prédio é equipado com sistema informatizado de segurança em toda área de convívio comum, com controle através de câmeras. A entrada é controlada através de catracas eletrônicas.